Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos
realização: Logo: IHF - Instituto Hercules Florence
apoio: Logo: Museu Paulista
Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos

DOWNLOADS

O Manuscrito

O manuscrito de Aimé-Adrien Taunay traz anotações feitas a lápis ou à tinta escritas entre junho de 1824 e o início de 1825. Nele, Taunay descreve excursões que realizou pelas cercanias da cidade do Rio de Janeiro. O documento original encontrava-se bastante fragilizado, mas após cuidadosas intervenções de conservação e restauro empreendidas no Laboratório de Conservação e Restauro Edson Motta (SENAI) e no Laboratório de Conservação de Papel do Museu Paulista foi possível deter sua degradação física e assegurar sua preservação para as gerações futuras. Paralelamente, o texto foi transcrito e traduzido para que seu conteúdo pudesse ser plenamente acessível. No início de 2015 abriu-se uma nova perspectiva de pesquisa: a possibilidade de leitura da escrita a lápis que se encontrava oculta sob a tinta ferrogálica. As técnicas de digitalização com reflectografia de infravermelho (IRR), por meio do equipamento "Osiris Digital Still Infrared", utilizadas pela Profa. Márcia Rizzutto e Jessica Curado do Instituto de Física da USP revelaram então uma nova camada de registros sobre a História do Brasil no século XIX.

Nesta página é possível fazer o download tanto do arquivo original, quanto do caderno após o processo de reflectografia de infravermelho (IRR). Ademais, é possível também fazer o download do comparativo entre as páginas com e sem IRR.

Imagens visíveis


O caderno serviu de suporte para nota, diário de viagem, registro de assuntos de interesse de seu proprietário e rascunhos de desenhos – alguns visíveis por terem sido mantidos pelo autor, outros encobertos por escritos à tinta, que só foram descobertos através da fotografação Osíris. Este arquivo contém imagens do caderno sem o processo de IRR onde é possível visualizar os escritos do autor em tinta ferrogálica.

Formato: PDF / Peso: 78MB

Download Imagens Visíveis

Imagens osíris


Este arquivo contém os escritos à lápism encobertos pela tinta ferrogálica, que só podem ser vistos a partir do processo de IRR.

Formato: PDF / Peso: 236MB

Download Imagens Osíris

Comparativo entre imagens visíveis e osíris

Por ser um caderno pessoal, não possui uma organização padronizada. Há diferentes conteúdos em um mesmo lugar, inclusive textos e imagens sobrepostos: o autor escreveu à tinta sobre escrituras e desenhos anteriormente feitos a lápis. Majoritariamente a produção da viagem foi redigida com grafite, enquanto o conteúdo de anotações sem vínculo explícito com a jornada foi feito à tinta. Este arquivo contém a visualização do caderno com e sem IRR vistos lado a lado.

Idiomas:

Português
Inglês
Francês

Formato: PDF / Peso: 390MB

Download do comparativo

Transcrição

Este arquivo traz tanto a transcrição das imagens visíveis a olho nu como aquelas reveladas pela câmera Osiris. As páginas estão identificadas no alto, conforme as numerações atribuídas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo e por Thierry Thomas.

Formato: PDF / Peso: 1.4MB

Download da transcrição

Tradução

Este arquivo traz tanto a tradução das imagens visíveis a olho nu como aquelas reveladas pela câmera Osiris do caderno. As páginas estão identificadas no alto, conforme as numerações atribuídas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo e por Thierry Thomas.

Formato: PDF / Peso: 1.3MB

Download da tradução

Relatório técnico e fotográfico realizado na caderneta de Aimé-Adrien Taunay

Trabalho técnico de execução de serviços de preservação, conservação e restauro realizado na caderneta de Adrien Taunay no Laboratório de conservação e restauro SENAI.

Formato: PDF.

Download do relatório
realização:
IHF Museu Paulista
parceria: